segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tanneries


O Marrocos é um país lindo e engana-se quem imagina que ele seja um enorme deserto. As cidades imperiais marroquinas tem cada uma sua cor. Fez é a cidade azul, Méknes a cidade amarela, Marrakesh a cidade vermelha e Rabat a cidade branca. As construções, nas cidades, obedecem aos tons destas cores.

Fez, a cidade azul, é a capital do artesanato. O "Tannerie" de Fez (foto) é o local onde preparam e tingem o couro com pigmentos naturais para o atersanato. Todas as cores são obtidas naturalmente: o verde e o amarelo são respectivamente extraídos da menta e do açafrão. Porém, antes de ficar nos tanques de tingimento o couro passa por um processo de limpeza natural que consiste em deixar o couro em tanques com fezes de pombos durante 2 semanas (devido ao seu PH ácido) !!!

Algumas recomendações para quem deseja visitar o país: a melhor época para conhecê-lo é entre setembro e novembro, quando as temperaturas não estão tão altas. Se for mulher, não use saias curtas, bermudas, blusas de alcinha ou decotadas ou ainda calças justas. Se for homem, evite camisetas tipo regata e bermudas curtas.


Foto: Luis Felipe P. da S. Mader Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário